Você tem um hotel e o seu propósito é receber o reconhecimento dos hóspedes pela boa hospedagem? Saiba que a Governança Hoteleira é muito importante para isso!
Considerada um dos setores essenciais da hotelaria, a governança é fundamental para que os hóspedes consigam ter experiências positivas no hotel.
Afinal, os clientes levam muito em consideração a questão da limpeza na hora de fazer uma reserva. Portanto, um ambiente sujo e desorganizado não passa uma boa imagem.
E a primeira impressão é a que fica, né?
Além disso, com a pandemia, a concorrência na hotelaria é ainda maior, porque agora é preciso deixar as normas de limpeza bastante claras.
Pensando nessas questões, trouxemos este conteúdo! Descubra, a seguir, como melhorar esse serviço no seu hotel.
O que é a Governança Hoteleira?
Formada por camareiras e arrumadores, a Governança Hoteleira é o departamento que cuida da organização e limpeza das dependências do hotel.
Embora o setor não receba o destaque que merece, ele é essencial para a conservação e boa imagem do empreendimento.
Nada mais agradável para os hóspedes do que encontrar um quarto arrumado, um banheiro organizado, lençóis e toalhas limpinhos, não é mesmo?
Qual a importância desse setor?
Lembra quando falamos que a limpeza do hotel é um dos pontos que os hóspedes mais levam em conta no momento da reserva? Então!
Esse departamento é indispensável, porque se o lugar não estiver organizado e higienizado corretamente, vai gerar um marketing negativo para o hotel e fazer o cliente pensar duas vezes antes de se hospedar.
Logo, a governança é um serviço importante a partir do momento em que ele também prejudica as outras áreas da hotelaria, como o setor de reservas e o marketing hoteleiro.
Além disso, em tempos de Covid, a Governança Hoteleira é ainda mais necessária para a saúde e segurança dos hóspedes e colaboradores.
Por esse motivo, é um serviço em que os clientes têm exigido cada vez mais qualidade e excelência.
Quais são as responsabilidades da Governança Hoteleira?
Agora que entendemos o que é e qual a importância da governança, precisamos conhecer as responsabilidades do setor.
Descubra as obrigações deste departamento a seguir:
- limpar os quartos e banheiros;
- trocar as roupas de cama e banho;
- arrumar os aposentos;
- controlar e repor os materiais de limpeza.
Contudo, o profissional da governança precisa ter algumas competências também, para oferecer um serviço excepcional:
- saber se relacionar com o público;
- ser discreto;
- ter agilidade;
- ser cuidadoso com os objetos pessoais dos hóspedes.
Diante desse cenário, temos a governanta como a responsável por administrar todas essas tarefas e garantir que a equipe consiga trabalhar em harmonia.
Portanto, uma das principais responsabilidades dela é prever possíveis contratempos, bem como guiar o seu time de acordo com os objetivos do hotel e, sobretudo, certificar a qualidade dos serviços.
Como ter uma governança de sucesso?
Não adianta ter uma equipe de Governança Hoteleira completa, se ela não estiver realmente apta para realizar suas atividades.
Logo, a capacitação do seu time é a principal maneira de oferecer um serviço de qualidade excepcional.
Aliás, é importante também usar checklists, para não esquecer de nenhuma tarefa. Para isso, existem softwares de gestão hoteleira que ajudam a agilizar os procedimentos.
Dessa maneira, você consegue controlar os estoques, registros do frigobar, saber como anda a arrumação dos quartos e necessidades de manutenção, por exemplo.
Enfim, deu para perceber como a Governança Hoteleira é um departamento necessário para manter e captar hóspedes, né? Por isso, ter uma equipe bem treinada é fundamental.
Sendo assim, existem cursos responsáveis por qualificar esses funcionários, como o da Eninova Academy.
Nele os colaboradores recebem treinamento de profissionais especializados em hotelaria e turismo, por meio de métodos teóricos e práticos, que deixam o time alinhado com as tendências.
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