A importância do ESG na Hotelaria.

Compartilhar esse post

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter

Nos últimos anos têm sido bastante discutida a importância da prática do ESG (Environmental, social and governance) nas grandes empresas e demais organizações. A premissa que tem como bases ações que minimizam impactos ambientais na rotina produtiva desses grandes mercados, tem sido cada vez mais relevante, visto que tanto investidores, quanto consumidores têm procurado empresas que se preocupam com seus impactos na sociedade e no meio ambiente. Confira a seguir a importância do ESG para o mercado da hotelaria.

Por que se preocupar com o ESG?

Sabendo que a hotelaria é um dos poucos setores que operam 24 horas/365 dias por ano, o Urban Land Institute Hotel Sustainability divulgou um relatório em 2019 que mostra que o setor é o maior consumidor por metro quadrado de água e energia.

Partindo desse pressuposto, metade da população global afirma ter preocupações ecológicas em suas decisões de compra, os dados são da PwC . Ainda reforçando essa afirmativa, a Booking divulgou um relatório de 2021 que diz que 83% dos viajantes acreditam que um modelo ecologicamente sustentável de viagens é vital para o meio ambiente, 61% afirmam que a pandemia contribuiu nessa busca por um turismo mais sustentável.

Ou seja, temos novos perfis de consumidor e também de investidor, e ambos se preocupam com fatores ambientais e sociais, é preciso se adaptar.

Uma grande vantagem para hotéis que se preocupam com o ESG é o bom posicionamento frente o mercado, justamente por conta dessa mudança de perfil.

Por que devo ter um profissional especialista em ESG no meu Hotel ou pousada?

A implementação do ESG em um hotel requer atuação em 3 frentes, as quais são: Environmental (Ambiental), Social e Governance (Corporativa).

Na rotina de um hotel algumas implementações podem ser feitas para garantir o funcionamento do ESG, na prática, como, por exemplo, captação da água da chuva para regar o jardim, painéis de energia solar, coleta seletiva de lixo, uso de amenities sustentáveis. Esses são alguns exemplos de práticas na frente ambiental.

Quando falamos em “social”, é preciso se atentar em práticas que dizem respeito ao impacto da empresa na comunidade em seu entorno, como a inserção da mesma nas atividades do hotel, ou como a implantação da sua pousada vai impactar diretamente as atividades comerciais, culturais e econômicas da região.

Além de inserir a população local nas atividades do hotel ou pousada (manutenção, construção, gerência), é interessante que o seu negócio esteja engajado em ações que visem a melhoria da condição socioeconômica, uma dica é reverter uma porcentagem dos lucros para alguma entidade assistencial.

Por último, a governança, essa frente é ampla e envolve tanto questões sociais quanto de gerenciamento de negócios.

É essencial estabelecer uma cultura anticorrupção, garantindo transparência e responsabilidade fiscal, além da ética no trabalho.

Quanto ao colaborador, é importante que o hotel garanta boas condições trabalhistas, tanto na estrutura para realização das atividades, até uma boa remuneração e um plano de carreira.

O profissional especialista em ESG garantirá a adequação de todos esses processos, na prática.

Posts Recentes: