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O que é Revenue Management na hotelaria?

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Você sabe o que é Revenue Management e de que forma ele atua na hotelaria? 

Em português “gerenciamento de receita” é um termo que vêm se popularizando em diversos nichos de mercado. 

Se você ainda não conhece e é do ramo da hotelaria, vai gostar de saber que ações que envolvem a prática do “RM” são cruciais para manter a receita, tanto na alta, quanto na baixa temporada.  

Pensando nisso convidamos Ana Paula Santiago, Diretora de Operações do ecossistema ENINOVA e especialista em Revenue Management, para um bate papo sobre essa prática e sua importância na hotelaria.

Então se você quer entender melhor essa estratégia, recomendo que fique por aqui e faça uma boa leitura.

RM ou Revenue Management

Olá Ana, tudo bem?  Para começo de conversa o que é o Revenue Management?

É a prática de flutuar os preços das diárias dos quartos levando em consideração as tendências observadas a partir das análises de dados. Para criar as estratégias, levamos em consideração indicadores como ocupação, período analisado, antecedência de compra, pick-up das vendas e comparação do mesmo período no ano anterior, por exemplo.

Qual a importância do RM hoje no mercado hoteleiro?

Ana Paula Santiago – Ela é crucial! Com a evolução das ferramentas que auxiliam os hotéis neste processo, é imprescindível que o hoteleiro realize uma precificação de forma inteligente, para que consiga obter a melhor receita possível dentro do mês.

Ana, me colocando agora no lugar de um dono de hotel ou pousada, como garantir receita durante a baixa temporada? De que maneira o RM pode ser útil?

Ana Paula Santiago – É comum a prática de achar que na baixa temporada não é possível flutuar os preços, quando na verdade, inclusive nestes meses é possível angariar uma receita adicional proveniente de flutuações, mesmo com uma amplitude menor.

No nosso último post entendemos a importância da análise de dados (b.i) na hotelaria com Danielle Gomes . Hoje estamos falando sobre Revenue Management, Ana como essas duas práticas se interligam para otimizar resultados de vendas?  

Ana Paula Santiago – Estes dois setores são de suma importância e andam lado a lado. Para que as estratégias sejam traçadas, a análise dos dados é fundamental.

É importante entender o comportamento histórico do hotel, os relatórios em b.i. ajudam a trazer esta análise de forma prática e visual.

Dica de Ouro

É comum achar que ao contratar um sistema de RM seu hotel irá começar a faturar mais rapidamente, mas atenção! Os sistemas de RM não funcionam sozinhos, eles precisam ser alimentados de estratégias, que por sua vez precisam ser analisadas, para que decisões sobre elas possam ser tomadas.

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