Quer saber a relevância da persona para o marketing das pousadas e hotéis?
Se você possui um hotel ou pousada, certamente já recebeu o questionamento sobre qual é o público-alvo ou persona do seu empreendimento. Isso porque compreender quem procura pelo seu serviço é fundamental, não só para atender melhor aos seus hóspedes, mas também para a produção de conteúdo que vai te ajudar a conseguir e atingir novos clientes.
Antes de tudo, vamos te explicar, o que é persona. Persona nada mais é do que a representação do cliente ideal. Ela representa o perfil de um cliente relevante, com o objetivo de definir a estratégia e comunicação. Ou seja, é um publico alvo mais a fundo e com muito mais detalhes.
Diferença entre Público alvo e Persona.
Enquanto o público alvo se limita somente a sexo, idade, cidade, profissão. A persona vai mais a fundo nos interesses e desejos do hóspede, como hábitos de consumo, interesses, dores, valores e ambições.
Como definir a persona do meu negocio?
Para definir a persona de um hotel ou pousada, precisamos nos basear em dados reais sobre comportamento e características dos clientes, assim como suas histórias pessoais, motivações, desafios, objetivos e preocupações.
Ex.: Meu cliente costuma viajar os feriados? Faz questão de bons pratos? Gosta de experiências únicas? Valoriza o contato com a natureza?
- Público-alvo: Homens e mulheres, de 25 a 35 anos, casados, graduados, com renda média mensal de R$ 12.500. Pretendem viajar em feriados e gostam de animais.
- Persona: Beatriz, tem 31 anos, é advogada e autônoma. Pensa em tirar férias em julho, e pesquisa sempre sobre pousadas pois adora viajar, é casada e sem filhos. Está buscando relaxar em uma praia, desfrutar de uma boa gastronomia e esquecer o tumulto da cidade.
Definir a persona para seu hotel ou pousada, é uma das peças mais importantes para qualquer estratégia de marketing.
Com sua persona definida, você vai conseguir focar suas ações e campanhas para um público bastante específico, ter uma melhor comunicação e criar conteúdo personalizado para seus hóspedes, para assim conseguir atrair mais clientes e reservas.
Esse conteúdo te ajudou? Precisando de mais dicas para melhorar o marketing digital do seu hotel ou pousada? Entre em contato conosco pelo formulário abaixo.