Manter tudo funcionando bem durante a alta temporada não é uma tarefa fácil. Esse é o período em que os destinos costumam ter maior procura, e por isso recebem maior quantidade de turistas. Isto se deve a alguns fatores como a estação, atrações que só funcionam em períodos específicos e férias escolares, festividades de fim de ano, por exemplo.
Essa é a época mais esperada por donos de hotéis e pousadas. Com a alta procura pelos destinos, a taxa de ocupação dos empreendimentos dispara e o fluxo de check-in e check-out fica intenso. Porém, isso não é desculpa para que a qualidade do serviço seja inferior àquela oferecida nos períodos de menor procura.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas que vão ajudar você gestor, hoteleiro e pousadeiro a otimizar algumas operações, mantendo a qualidade da estadia e consequentemente as avaliações nas plataformas e Ota’s.
Revise preços e estratégia.
Durante a baixa temporada é comum os hotéis criarem promoções com o objetivo de atrair hóspedes e incentivar o turismo. Em contrapartida, no período de alta temporada é preciso estar atento e reformular esses valores, já que o aumento na procura ocorre de forma orgânica.
É preciso estudar o mercado, a concorrência e precificar de forma inteligente, com base no cenário econômico do momento. Você pode comparar com valores de lucro e custos do mesmo período no ano anterior, adicionando na conta, custos de operação, serviços e equipe (incluíndo funcionários temporários).
Você pode conferir mais sobre estratégias de precificação aqui mesmo em nosso blog.
Uma recomendação no aspecto “reservas” é que nos períodos que antecedem a alta temporada se estabeleça um período mínimo de permanência. Essa estratégia ajuda a controlar a demanda durante os períodos mais movimentados e aumentar a taxa de ocupação na baixa temporada.
Sabia que a maneira mais eficiente de gerar receita e lucro durante a alta temporada é através das reservas diretas? Por isso é importante trabalhar campanhas de divulgação e tráfego nas redes sociais, assim é possível nichar de maneira assertiva o público que se hospeda no seu hotel ou pousada.
Treine sua equipe.
Os treinamentos devem ser feitos com uma certa frequência, visando melhor atendimento e entrega dos colaboradores. Fatores como integração de equipe e melhorias constantes tornam a estadia interessante e agradável.
Prepare a sua equipe de recepcionistas, oriente para que elas recebam o alto fluxo de hóspedes com qualidade e agilidade. Quanto aos demais funcionários, é necessário que eles sejam proativos e estejam preparados para tirar dúvidas dos clientes e ajudar em outras possíveis demandas.
Mantenha a qualidade das acomodações e da estrutura.
É preciso muita atenção nesse tópico, o fluxo de hóspedes é intenso, mas nada justifica uma acomodação de má qualidade. Instrua as camareiras para que reforcem a atenção na hora de fazer a troca de enxoval e limpeza das unidades, tudo precisa seguir um padrão de qualidade. A equipe de manutenção também deve estar sempre atenta, para reparos e imprevistos na parte estrutural.
Outro ponto de destaque é o acesso a internet. Hoje em dia é quase uma obrigação em todo estabelecimento, o fluxo alto de hóspedes requer uma conexão mais potente. Por isso é importante investir em um pacote mais robusto.
Aproveite o período de alta temporada para causar uma boa impressão nesses hóspedes. Boas experiências resultam em avaliações positivas nas plataformas e em fidelização.