Conhecer estratégias de precificação e, principalmente, saber como colocá-las em prática, é fundamental para a gestão do seu hotel.
Afinal, elas serão as responsáveis por colaborar para que as taxas de ocupação sejam devidamente preenchidas, mesmo naquelas épocas em que a procura por hospedagem é menor.
Para isso, você precisa levar em consideração não apenas a concorrência, mas também as necessidades dos hóspedes.
E é nesse momento que uma precificação não-estratégica pode acabar prejudicando o estabelecimento hoteleiro.
Então, se você quer conhecer as técnicas para estabelecer preços justos e eficientes, continue lendo este post! A seguir, descubra 5 estratégias de precificação para aplicar no seu hotel.
1. Descobrir o preço médio
Uma das principais estratégias de precificação para adotar no hotel é descobrir o preço médio praticado pela concorrência.
Isso porque se você não faz essa avaliação e decide mudar os valores, em vez de atrair, pode acabar afugentando os hóspedes.
Aliás, levando em consideração que hoje em dia existem sites que comparam os preços das hospedagens, é muito importante fazer essa pesquisa estratégica.
Para isso, é necessário conferir os valores dos seus concorrentes diretos e procurar maneiras de se destacar deles.
Dá para fazer isso de algumas formas:
- criando promoções sazonais;
- por meio de programas de fidelidade;
- oferecendo valores de acordo com a permanência dos hóspedes;
- facilitando as condições de pagamento etc.
2. Analisar os dados detalhadamente
Os softwares de gestão são fundamentais para colocar essa estratégia de precificação em prática no hotel.
É que eles costumam oferecer relatórios completos de como andam as coisas no seu empreendimento hoteleiro, principalmente, em relação à parte financeira.
Portanto, com ajuda de softwares você consegue analisar os dados mais detalhadamente, desde os custos com água, luz e internet, por exemplo, até questões como sazonalidade, tempo de permanência dos hóspedes, concorrência, benefícios que o hotel oferece etc.
3. Definir uma persona
Por falar em softwares de gestão hoteleira, você pode aproveitá-los para aplicar outra estratégia de precificação no seu hotel: a definição de uma persona.
Ou seja, traçar um perfil (fictício) do que seria a representação do hóspede ideal.
Deixa a gente explicar melhor: enquanto o público-alvo se limita somente ao sexo, idade, profissão e cidade, a persona vai mais fundo, é mais rica em detalhes.
Ela compreende os hábitos de consumo, interesses, dores e ambições do hóspede, sendo uma tática incrível para direcionar as estratégias de marketing do estabelecimento.
Com a tecnologia, você consegue reunir os dados importantes sobre os clientes e traçar um perfil para usar como referência.
4. Aproveitar os eventos
Os eventos que acontecem na mesma cidade que o hotel são maneiras excelentes de conquistar os hóspedes.
Imagine só um show cujos espectadores vêm de outros lugares para assisti-lo: essas pessoas vão procurar o hotel com mais benefícios.
Portanto, esse é o momento em que você investe em estratégias de marketing e precificação que vão fazer todo mundo querer se hospedar no seu hotel.
Então, aproveite os jogos, congressos, palestras e quaisquer outros eventos que acontecerem nas proximidades do estabelecimento para atrair clientes.
Você pode elaborar pacotes promocionais, oferecer passeios pela cidade, tarifas acessíveis, disponibilizar transporte até os eventos etc.
5. Usar a psicologia de vendas
A psicologia de vendas é um método que usa o comportamento de compra do consumidor como parâmetro.
Por isso, não é baseada em dados, mas na maneira de pensar dos clientes.
Nesse sentido, utilizar essa técnica é uma das estratégias de precificação de um hotel mais interessantes, pois ela apresenta resultados bastante satisfatórios no setor hoteleiro.
Dentre esses métodos estão:
- As diferenças de preços entre os quartos: você pode demonstrar os diferenciais de cada quarto, para que o cliente conheça as economias. O maior erro é estabelecer valores aproximados para acomodações completamente diferentes, porque confunde o hóspede;
- O poder do número 9: costumamos ler os números da esquerda para a direita e memorizar o primeiro número. Então, na nossa cabeça, 399 é mais próximo de 300 do que de 400, por exemplo.
Percebeu como conhecer as estratégias de precificação é importante para o hotel? Mas lembre-se que, mais relevante do que entender as teorias, é saber colocar essas técnicas em prática.
E aí? O que você está esperando para colocar a mão na massa? Deixe um comentário!