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Golpes de whatsapp: como proteger seus clientes da clonagem

mão segurando um celular que está com a tela do whatsapp aberta

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Os golpes de whatsapp têm se tornado cada vez mais frequentes ultimamente, sobretudo os de clonagem.

Além disso, os falsificadores estão mais convincentes, pois em vez de se passarem por alguma pessoa, agora eles fingem que são empresas.

E nenhum cliente fica feliz em levar golpe, né?

Mas, assim como ninguém quer passar por essa experiência negativa, as companhias — por mais que não sejam culpadas — também não querem ter seus nomes associados a golpes de terceiros.

Pensando nos cuidados com os seus clientes, trouxemos este post com dicas de como ajudá-los a não caírem em golpes dados em nome do seu empreendimento. Confira!

Saiba como acontecem os golpes de clonagem de whatsapp

Antes de conhecer as dicas, é fundamental entender como funciona a mente dos golpistas. Dessa maneira, se proteger fica mais fácil.

A princípio, o criminoso escolhe uma empresa cuja vítima já conhece. Digamos, por exemplo, que essa pessoa costuma se hospedar em um mesmo hotel sempre que viaja.

Por conhecer o empreendimento, o golpista que finge ser daquela empresa conquista a confiança.

Assim, ele entra em contato com essa pessoa, oferecendo descontos, promoções e benefícios ou, até mesmo, informando sobre erros na plataforma, problemas de cadastro etc.

Depois, o criminoso pede que a vítima informe o código de verificação do whatsapp, que é enviado por SMS e, dessa maneira, consegue acesso à conta para concluir a clonagem.

Descubra como orientar seus clientes

Agora que você entendeu como acontecem os golpes de clonagem de whatsapp, vamos ao que interessa: a orientação dos hóspedes em situações como essa. Veja algumas recomendações, a seguir!

Recomende o bloqueio de mensagens suspeitas

É muito importante que os seus clientes estejam por dentro do tipo de mensagem que o seu hotel ou pousada costuma enviar para eles.

Assim, quando receberem mensagens que fogem do padrão da empresa, essas pessoas estarão mais atentas e desconfiadas.

Por isso, recomende que elas bloqueiem os números ao suspeitarem do conteúdo delas.

Avise sobre os canais oficiais do empreendimento

Deixe as pessoas cientes dos canais e números de whatsapp oficiais do seu empreendimento.

Aliás, o ideal é que a conta da empresa no aplicativo seja comercial (whatsapp business).

Para isso, mude as configurações no app e confirme suas informações para garantir uma segurança maior.

Você também pode fazer uma solicitação para ter uma conta de whatsapp business verificada.

Quanto mais confiável a conta, mais protegidos os clientes estarão, além da praticidade para identificar os fraudadores.

Incentive a apuração das informações

O seu hóspede recebeu uma mensagem sobre um desconto ou promoção? Incentive para que eles apurem direitinho as informações, para não caírem em golpes de whatsapp.

Promova a cautela! Faça com que eles corram atrás da autenticidade dos fatos.

Nessas situações, é bom se prevenir e desconfiar de links duvidosos, benefícios suspeitos, erros e problemas com as reservas, por exemplo.

Então, dados pessoais, senhas e números de documentos não devem ser compartilhados por meio do whatsapp.

Alerte sobre pedidos de códigos

É importantíssimo que os seus clientes sejam orientados a jamais informar o código de segurança do aplicativo.

Os golpistas, normalmente, solicitam esse código para concluir a clonagem do whatsapp das vítimas.

Fingindo serem empresas confiáveis para as pessoas, eles inventam inúmeras justificativas para pedir o código de segurança do whatsapp da vítima, que chega por SMS e dá acesso ao app.

Esclareça que uma empresa com credibilidade, em hipótese alguma, vai solicitar códigos aos clientes, por qualquer motivo que seja.

Enfim, os golpes de whatsapp têm aumentado bastante, por isso é fundamental prevenir que os seus clientes sejam alvo desse crime em nome do seu empreendimento e essas dicas vão te dar uma noção de como orientá-los nesses casos.

Gostou deste post? Aproveite para conferir o nosso conteúdo sobre os hábitos digitais dos viajantes.

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