No dia a dia.
Presente no nosso dia a dia de diversas formas, a inteligência artificial é usada em nichos cada vez mais distintos entre si, um desses nichos é o mercado da hospitalidade. você já parou para pensar como a inteligência artificial funciona no mercado hoteleiro?
O tão conhecido algoritmo do Instagram é na verdade a base da inteligência artificial que controla todo o conteúdo que está na plataforma que passamos nossos dias consumindo. O mecanismo de pesquisa do Google também elenca diversas variáveis para entregar o melhor resultado possível para os usuários. Já no Meta (antigo Facebook), a sua plataforma de anúncios direciona sua performance para diferentes características do perfil do consumidor, e dessa forma é possível potencializar o engajamento e a conversão com propagandas para viajantes e hóspedes. Saiba mais sobre a importância do tráfego pago.
Já dá pra notar como isso tudo impacta nosso comportamento de consumo?
Mas não paramos por aí, a cada milésimo de segundo essas plataformas estão se atualizando automaticamente e isso é possível por conta do “machine learning”, que viabiliza a inteligência artificial a aprender novas formas de se relacionar com tudo que acontece ao seu alcance.
No mercado hoteleiro
Sabendo utilizar essas ferramentas da maneira correta, hotéis, pousadas, empreendimentos de aluguel por temporada e diversos outros negócios da área de hospitalidade, podem ter a capacidade de entender de maneira fiel o perfil do seu hóspede.
Dessa forma é possível traçar as melhores estratégias de relacionamento, conteúdo e experiência, tudo isso com dados assertivos que se utilizados da maneira correta se tornam grandes facilitadores para tomar decisões dentro do negócio.
Mas não é só no campo de relacionamento que o uso de I.A mostra eficiência, uma pesquisa realizada pela Colliers International e publicada recentemente na Forbes mostrou que a utilização dessas ferramentas pode aumentar em 10% o faturamento e reduzir em cerca de 15% os gastos do hotel.
Especialistas garantem que com o amadurecimento gradativo dessas Inteligências Artificiais, a indústria de hospitalidade deve atravessar uma onda de disrupção, a fim de colher os benefícios gerais de se ter essas tecnologias.
Em resumo, a utilização de ferramentas de inteligência artificial não só facilitam o dia a dia de quem lida com o mercado hoteleiro, como promovem inovação e a possibilidade de se ter estratégias cada vez mais assertivas quando o assunto é relacionamento e experiência.
Aqui na ENINOVA, The Alive Studio responsável pela gestão criativa e estratégica das marcas do nosso ecossistema, utiliza todas essas ferramentas diariamente para realizar projetos de comunicação, design e marketing. Conheça nossos serviços e saiba como ter inovação ao seu alcance.