Multipropriedade imobiliária é um modelo de aquisição e uso de imóveis. Essa alternativa é uma espécie de investimento comunitário em que cada investidor adquire cotas do imóvel. Com isso, cada pessoa pode usar o imóvel pelo tempo proporcional ao valor que contribuiu inicialmente.
Os investidores geralmente procuram uma casa de férias que possam usar em determinada época do ano. Há também investidores que fazem das propriedades multiproprietárias uma alternativa à captação de capital. Isso porque é possível comprar ações e outorgar o direito de usá-las a outra pessoa, em uma espécie de arrendamento.
Na prática, é uma forma de facilitar a venda de bens e imóveis, em geral. Como cada cota de investimento tem um valor muito mais baixo que o valor total do imóvel, fica mais fácil encontrar interessados. Além disso, é possível obter lucros pós-compra através de taxas de administração e custos de manutenção de ativos. Isso permite que quem utiliza esse modelo de negócio retenha uma renda também no mercado imobiliário.