Você sabe o que é business intelligence e o porque essa ferramenta tem sido utilizada com frequência em diversos nichos de negócios, inclusive na hotelaria?
A transformação digital trouxe consigo uma infinidade de dados disponíveis, saber como mensurar esses dados e transformá-los em informação útil é mais do que necessário, é questão de sobrevivência.
Quando trazemos a ferramenta para o nicho hoteleiro é possível levantar variáveis importantes (a partir da análise desses dados) que podem auxiliar na tomada de decisões. Por exemplo a previsibilidade de ocupação mensal, ou a identificação de gargalos e flutuação tarifária. Enfim, fatores que intervém diretamente na gestão do negócio e na experiência do hóspede.
Em nosso post de hoje, Danielle Gomes, Gerente de Business Intelligence na Eninova, falou sobre a importância da análise de dados para o mercado hoteleiro, confira o bate-papo a seguir:
Danielle, pra início de conversa, o que é Business Intelligence e como essa solução funciona para o mercado hoteleiro?
Danielle – O Business Intelligence, é o profissional que está voltado a apresentar em painéis e gráficos os indicadores do hotel de forma que a visualização proporcione confiabilidade e segurança.
É basicamente fazer uso de informações e da coleta de dados do empreendimento hoteleiro de forma inteligente visando alcançar resultados reais de forma estratégica. Isso permite que o hoteleiro venha aprender mais sobre seu empreendimento e seus clientes.
Porque um hotel deve utilizar b.i em seus processos?
Danielle – A utilização da inteligência de negócios de forma adequada melhora consideravelmente a eficiência do hotel como um todo. Impactando positivamente na receita, sendo a fórmula para fazer o negócio caminhar de forma inteligente, visando lucro e identificando todos os indicadores a fim de evitar gargalos nos procedimentos, estratégias, serviços e possíveis insatisfações dos hóspedes.
Como a análise de dados influencia a experiência dos hóspedes?
Danielle – Com as informações coletadas o hotel tende a estudar o perfil do hóspede e as informações de comportamento.
Atualmente podemos analisar, desde qual quarto o cliente mais gosta de ficar, a qual bebida mais consome dentro do empreendimento. Assim, o hoteleiro pode aprimorar os serviços oferecidos, fazendo-os de forma que o hóspede possa constatar na sua próxima vinda ao estabelecimento, que suas preferências foram identificadas pelo hotel.
Esses detalhes fazem com que os hóspedes fidelizem o hotel e sintam-se parte, impactando diretamente na experiência deles.
Danielle, sabemos que segurança de dados é uma pauta cada vez mais discutida no mercado, principalmente com a implementação da LGPD.
Tendo em mente que o business intelligence lida diretamente com dados de hóspedes, como garantir que esses dados estão sendo utilizados de maneira segura?
Danielle – Utilizamos a ferramenta de Power Bi que pode se conectar com diversas fontes de dados, em diversos formatos.
Dentre os principais recursos de segurança do Power BI estão a capacidade de classificar dados como confidenciais. Garantindo que algumas informações específicas só serão acessadas por pessoas autorizadas, mantendo a permanência do sigilo mesmo em arquivos exportados.
Quer saber como o Business Intelligence pode ajudar o seu hotel, pousada ou resort a alcançar melhores resultados?
Fale com um de nossos consultores e saiba mais sobre as soluções da ENINOVA para hospitalidade.