O ano está acabando e resolvemos trazer as principais tendências da hotelaria para 2023.
A Hotelaria é um mercado que está em constante mudança, seja na maneira como se hospeda, nas experiências oferecidas ou nos destinos em si. Nesse contexto resolvemos trazer algumas tendências que prometem orientar esse mercado em 2023.
Dois mil e vinte dois marca um ano de recuperação para o setor. Após o período de crise sanitária, provocado pela pandemia, a indústria de viagens se encaminhou para uma normalização e os proprietários de hotéis, pousadas e resorts puderam respirar aliviados com a retomada gradativa na ocupação dos seus empreendimentos.
Boa parte do que se tem previsto como tendência para o mercado hoteleiro em 2023 se guia pelo “não normal”.
A Expedia Group, em recente estudo revelou um aumento nas viagens para capitais culturais, sobretudo o interesse em retiros de bem-estar, destinos ao ar livre e montanhas. São tendências inesperadas motivadas pela adoção da tecnologia pelos hóspedes e os novos hábitos de compra.
Vamos conhecer algumas dessas tendências?
Set-Jetters
Você assistiu alguma série ou filme esse ano? Fazer uma reserva logo após terminar de assistir uma série popular segue como uma forte tendência em 2023.
Por exemplo, a série Game of Thrones, grande sucesso mundial, despertou a atenção do seu público através das belas paisagens épicas mostradas nos episódios. A partir disso, cidades como Dubrovnik e Irlanda do Norte passaram a receber milhares de turistas e fãs da série que queriam ver de perto essas paisagens. Consequentemente houve um impacto gigantesco no turismo local, contribuíndo inclusive para uma alta na economia das duas cidades.
O estudo realizado pela Expedia, dados da Universal Tv, confirmou que os filmes e programas de TV transmitidos agora, são as principais fontes de inspiração para viagens, cerca de 40% o número supera inclusive outro grande canal de influência, as mídias sociais, com 31%.
Digital como ferramenta e a tecnologia como transformador do mercado
As compras digitais e o e-commerce tem crescido bastante, saber como utilizar estes canais e estas novas ferramentas pode ser crucial para o crescimento do seu hotel ou pousada.
Listamos algumas tendências tecnológicas que prometem dominar o mercado da hotelaria em 2023:
- Um novo perfil de hóspede e novos negócios digitais;
- Mais reservas feitas através de aplicativos;
- Assistentes virtuais auxiliando nos roteiros de viagem (Alexa, siri);
- Realidades Virtual e Aumentada para promover destinos.
Sustentabilidade / ESG
Existe uma conscientização coletiva cada vez mais evidente, viajantes que possuem essa consciência, optam por se hospedarem em ambientes que estejam de acordo com a sua ética pessoal.
Esses mesmos consumidores, têm buscado hotéis onde o planejamento ecológico é uma característica central, desde os materiais de construção até as fontes de energia renováveis.
É importante acrescentar que essa orientação é simultaneamente positiva para os hotéis, pois, ações ecologicamente corretas geram menores custos operacionais.
Não podemos deixar de mencionar o ESG ( Environmental, social and Corporate Governance ), essa prática é uma tendência que se faz cada vez mais necessária nos hotéis, pousadas e resorts.
Além de se atentar em ações que minimizam impactos ambientais, o ESG promove atividades de cunho social, inserindo a população local na rotina e impactando positivamente as atividades comerciais, culturais e econômicas dessa população.
Com isso muitos empreendimentos vão dar destaque a esse modo de pensar o negócio no próximo ano.
Saiba mais sobre a importância do ESG na hotelaria.
Segurança de Dados
A partir do momento em que um hóspede em potencial navega pelo site de um determinado empreendimento, seus dados já são tratados pelos cookies.
Seguindo a jornada do hóspede, desde esse primeiro contato, até o seu check-out existem muitas trocas de informações e dados pessoais entre cliente e estabelecimento.
Em 2023 os dados dos hóspedes serão tratados com mais atenção, porém, é necessários que os hotéis estabeleçam políticas de privacidade, para que esses hóspedes saibam como seus dados serão tratados.
Programas de pontos, cupons e diferentes formas de pagamento.
A utilização de meios diferenciados para negociar valores é um excelente atrativo para hotéis.
Programas de acúmulo de pontos, utilização de cupons promocionais e pagamentos de diária através de criptomoedas são alguns exemplos, atente-se para esse tipo de vantagem e atraia novos hóspedes.
Gestão inteligente e dados
Embora muitos hotéis e pousadas já tenham em seu escopo de trabalho a análise de dados, essa é uma tendência que promete guiar o mercado nos próximos anos.
Através da análise de dados é possível realizar ações comerciais estratégicas com mais eficiência.
Graças a análise de dados, donos de hotéis e pousadas podem tomar decisões mais assertivas e direcionar seus negócios com mais eficiência, desde que se disponha de ferramentas capazes de revelar os fatos por trás desses dados.
Gostou das dicas? Nos acompanhe em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que é tendência no mundo da hotelaria.