Um dos grandes desafios de quem lida com o ramo hoteleiro é descobrir como se destacar da ampla concorrência, essa dificuldade é ainda maior quando o hotel ou pousada está dando os primeiros passos de implementação, tendo que enfrentar um número diverso de concorrentes que já possuem tradição no mercado.
É importante saber que o hóspede procura pelo conforto e qualidade da hospedagem, mas ele também busca por diferenciais e experiências que tornem a estadia ainda mais confortável, como, por exemplo, um atendimento personalizado.
Para buscar esses diferenciais, atrair hóspedes e obter destaque é necessário estar à frente, oferecendo soluções e serviços que os outros não têm. A seguir destacamos alguns pontos importantes a serem seguidos para alcançar esses resultados.
Benchmarking
Você realmente conhece a sua concorrência? A análise dos concorrentes é o primeiro passo a ser dado, o Benchmarking é uma estratégia utilizada com frequência, não só no mercado da hotelaria, mas também em diversos outros nichos, o processo consiste na análise dos métodos de atuação, não só de quem concorre diretamente, mas também de outros negócios que possam dividir qualquer tipo de relação, o objetivo é procurar soluções e estratégias adaptativas a partir da obtenção dessas informações, não copiando as ideias da concorrência, mas as aperfeiçoando e implementando de acordo com a realidade do seu empreendimento.
Na hotelaria existem algumas formas específicas de obter esses métodos, por exemplo: acessando as redes sociais dos concorrentes, além de funcionarem como um excelente canal de comunicação, hoje elas desempenham um papel ímpar para empresas e negócios, em geral. Na hotelaria não é diferente, assim como os sites, as plataformas de mídia social se apresentam como uma grande “vitrine”, onde o hotel é o produto a ser vendido.
Através das postagens no feed e nos stories é possível ter dimensão do espaço e serviços oferecidos, o público que interage, quem se hospeda, campanhas de mídia paga, uma estratégia importantíssima para captação de novos hóspedes, etc.
Busque por avaliações em OTA’s e sites especializados, essas plataformas permitem que seus usuários façam reservas e avaliem a qualidade dos serviços de hotéis e pousadas, a experiência na totalidade (acomodações, atendimento, etc.). Assim é possível saber o que está ou não funcionando para a concorrência.
Invista na qualidade do seu hotel.
É importante que o seu hotel seja reconhecido pelas suas características. Ofereça um atendimento diferenciado, exclusivo e humanizado, lembre-se que para o hóspede a primeira impressão é a que fica, o momento da reserva é a oportunidade ideal para conquistar o cliente.
Sabia que é possível terceirizar o setor de reservas com profissionais especializados em atendimento? Leia mais dicas de como melhorar o atendimento do seu hotel. A implementação desse tipo de serviço agrega valor ao seu negócio, agiliza processos operacionais e ainda é um diferencial que gera resultados.
Forneça a melhor estrutura, oferecer wifi deixou de ser um diferencial, dificilmente se encontra um estabelecimento que não ofereça conexão com “internet”, para se diferenciar você pode, por exemplo, disponibilizar mais rapidez na conectividade e acesso a serviços de “streaming” como Netflix, Disney+ e etc, áreas espaçosas e confortáveis de modo que seu hóspede possa fazer home office ou uma videoconferência. Soluções como essas colocam o seu negócio em posição de destaque.
Invista em ambientes aconchegantes e confortáveis, mas que sejam modernos, intimistas e minimalistas, enfim, ofereça mais do que uma simples hospedagem, ofereça experiência, atendimento personalizado, espaços minimalistas, esses são diferenciais que farão o seu hotel se destacar da ampla concorrência.